Pré-aqueça o forno a 180 ºC para que esteja quente quando for hora de meter a bola de carne a cozer.
Junte o fermento de padeiro e o açúcar na água morna.
Numa taça, misture a manteiga derretida com o óleo original e o óleo de milho.
Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e ao meio abra um buraquinho. Neste, deite o resto dos ingredientes da bola de carne: a manteiga com os óleos e a mistura de fermento. Mexa com uma colher de pau até todos os elementos estarem ligados na massa da bola de carne.
Mude a massa para a bancada enfarinhada e amasse com as mãos durante cerca de 5 minutos. Coloque a massa dentro da taça, tape com um pano e deixe repousar 30 minutos.
Divida a massa em duas porções e estenda uma delas na forma de um retângulo o mais fino que conseguir. Como a massa é areada trabalha-a bastante com as mãos para ligar. Por cima espalhe metade do chourição picado, metade do frango desfiado e metade do presunto e do chouriço picado. Salpique com metade da salsa picada.
Estenda a outra porção de massa num retângulo com a mesma dimensão e ponha-o sobre as carnes. Por cima, espalhe os restantes ingredientes e enrole como se fosse uma torta.
Coloque a bola de carne num tabuleiro de forno, forrado com uma folha de papel vegetal, achate o rolo com as mãos. Pincele-o com uma gema de ovo e leve ao forno cerca de 45 minutos ou até estar bem dourado e a massa cozinhada.
Dica
Esta bola de carne à moda antiga vai deliciar todos aí em casa na Páscoa. Para completar a sua mesa nesta época experimente também a nossa receita de Folar de Páscoa e o tradicional cabrito assado no forno.