sono

Cada vez mais se reconhece que um sono de qualidade é essencial para uma vida saudável.
Dormir permite ao corpo e à mente recuperarem, conservarem energia e, até mesmo, sobreviverem. Hoje sabemos que o sono tem impacto sobre funções vitais como o desenvolvimento neurológico, a aprendizagem, a memória, a regulação emocional e as funções cardiovascular e metabólica.

Por tudo isto, manter uma boa rotina de sono é essencial para ter uma vida melhor.

Descubra aqui 8 dicas para dormir melhor.

DEFINA UM HORÁRIO PARA DORMIR CONSISTENTE

Vá para a cama todos os dias à mesma hora e procure levantar-se também à mesma hora.

CRIE RITUAIS

O corpo e a mente adoram bons hábitos. Faça sempre a mesma coisa antes de dormir: tomar um banho quente, ler ou ouvir música. A repetição destas atividades diz ao seu corpo que está na hora de relaxar e preparar-se para dormir.

FAÇA EXERCÍCIO REGULARMENTE

Incorpore desporto e movimento na sua rotina. Mas não se esqueça de dar 2h de intervalo entre os treinos e a hora de ir dormir.

ATENÇÃO AOS JANTARES

Dependendo do que jantou e quanto tempo passou entre a refeição e o momento de ir dormir, pode sentir dificuldade em adormecer e manter o sono. Prefira refeições pequenas e leves.

A CAFEÍNA DESREGULA O SONO

Esta substância é estimulante e conhecida por perturbar o sono. Limite o seu consumo, principalmente a partir da hora do almoço.

ÁLCOOL APENAS EM MODERAÇÃO

Por um lado, o álcool é um sedativo, e pode induzir o sono, mas isso também significa que interfere com a qualidade do sono, podendo aumentar despertares noturnos. Idealmente, limite o consumo 4 a 6 horas antes de ir dormir.

AS SESTAS CURTAS SÃO SUAS AMIGAS...

Mas se forem mais longas do que 30 minutos podem vir a perturbar o sono à noite.

O QUARTO É PARA DORMIR

Não veja televisão na cama e evite dispositivos eletrónicos. Mantenha o seu quarto escuro, sossegado e fresco. A exposição à luz solar deve só acontecer de manhã e exposição à luz dos ecrãs deve ser reduzida à noite. Lembre-se que se mantiver o trabalho e os ecrãs fora do quarto, vai começar a associá-lo ao sono e não a atividades que produzam stress.

Fontes:

mdanderson.org/publications/focused-on-health/healthy-sleep-habits.h13-1589046.html
https://www.sleepfoundation.org/bedroom-environment/blue-light

Fula Folhas

Fula Folhas