Benefícios dos Óleos

Cada vez se conhece melhor os benefícios dos óleos vegetais. O nosso organismo necessita de ingerir diariamente calorias que lhe fornecem energia necessária para as actividades do dia-a-dia.

Benefícios

Uma dessas fontes de energia provém dos óleos vegetais que, ao contrário do que ainda se pensa, trazem inúmeros benefícios e contribuem para o bom desempenho do organismo.

A maioria dos óleos alimentares, como é exemplo o Fula Reduz o Cheiro a Fritos, apresenta um alto teor de ácidos gordos monoinsaturados e polinsaturados e é de salientar que substituir as gorduras saturadas por gorduras insaturadas na alimentação contribui para a manutenção dos níveis normais de colesterol no sangue (MUFA E PUFA são gorduras insaturadas).

Mas os óleos vegetais têm mais benefícios, como é o caso FULA 3As que é não só uma fonte em Vitamina E com também em ácido oleico. Nota que, a vitamina E contribui para a protecção das células contra as oxidações indesejáveis e que substituir gorduras saturadas por gorduras insaturadas na alimentação contribui para a manutenção dos níveis normais de colesterol no sangue. O ácido oleico é uma gordura insaturada.

Porém, importa esclarecer que os óleos não são todos iguais, sendo por isso importante saber escolhê-los e introduzi-los na alimentação nas proporções correctas, no contexto de um regime alimentar variado e equilibrado e de um modo de vida saudável.

Porquê? Porque os óleos alimentares são compostos por diferentes proporções de ácidos gordos, o que lhes confere diferentes características e diferentes possibilidades de utilização, nomeadamente ao nível da culinária. Aliás, a Organização Mundial de Saúde (OMS) refere que as gorduras devem representar 15 a 30% do total de energia consumida, por um adulto médio e com base numa dieta de 8400 kJ/2000kcal/dia, em especial as gorduras vegetais.

Centro de Nutrição Fula